sábado, 30 de julho de 2011

A colheita dos Feijões


Analisando a forma como as coisas acontecem no mundo comercial, entendo que por várias vezes vejo pessoas desanimadas e frustadas com a profissão que escolheram. talvez por que na vida, quando se ouve falar em sucesso rápido, normalmente pensamos ou jogador de futebol, ou ganhador da mega sena, ser algum político corrupto ou , na maioria dos casos, ser empreendedor.
Quando eu me refiro a sucesso rápido, não quero dizer que é sucesso fácil. E é isso que frusta a maioria dos iniciantes no mundo dos negócios.
Porquê na minha ansiosa geração Y, a qual ainda faço parte, sucesso quer dizer enriquecer rápido com o menor esforço possível.
Não que eu nunca tenha passado por isso, já sofri algumas vezes pela ansiedade de ter uma conquista rápida e por muitas vezes, cansada, tive vontade de jogar tudo para o alto e desistir... Pegando alguns atalhos.
Mas como desde pequena não acredito em atalhos, Talvez por causa dos contos de fadas, onde quando se anda pela floresta em atalhos obscuros, sempre damos de cara com um lobo, mas sim porquê atalhos nos fazem perder o melhor da viagem, que é a descoberta das maravilhas ao longo do caminho.
Toda criança que não foi criada em frente a um videogame, deve ter tido a experiência de plantar feijões. Para uma criança é uma forma incrível de começar a compreender o poder da natureza e do trabalho. Não se colhe feijões sem plantar primeiro. Não adianta plantar de forma errada, não regá-los e não ter os cuidades necessários, não há como apressar a colheita!
Há tempo para plantar, para cuidar, para colher e desfrutar...
Por esta razão que venho que nesta nova geração de empreendedores que talvez não tenham tido esta experiência na infância de plantar feijões, acabem botando os pés pelas mãos e trabalhando pouco, não tendo resultados imediatos, desistem da empreitada com falicidade.
Quando eu digo plantar feijões, pode ser também criar borboletas, girinos, coisas que precisem de cuidado, atenção e dedicação. Levando estas vivências da infância para o mundo profissional, quem sabe se resgate um pouco da paciência e o entusiasmo de ver o trabalho dar frutos no tempo certo.

Um comentário:

  1. Você sempre fará parte da geração Y, que se refere ao período que nasceu, e não a sua idade. Será geração Y até o pé de feijão chegar no céu.:)

    ResponderExcluir